Aperitivo grátis :: Mudando a pasta raiz de sua instalação do Magento

O Magento é um e-commerce feito em Zend, e como esse site fala de Zend, creio não haver problemas em falar do Magento - tirando o fato que eu uso Magento também =)

Então, como primeira dica sobre Magento, vou explicar como resolver o problema de mudar a pasta de instalação de seu Magento DEPOIS que você instalou-o.

Sim, porque , muitas vezes, queremos fazer umas mudanças em nosso site - seja porque queremos colocar um site apenas como seção de outro site, ou apenas está colocando ordem no host no meio de centenas de pastas ... - e resolvemos isso da seguinte maneira:

Na hora de instalação, o magento cria no banco de dados, uma tabela de nome "*core_config_data".
Nessa tabela, existem dois campos de nomes "web/unsecure/base_url" e "web/secure/base_url".
Se você olhar nesses campos, vai perceber que os valores deles são exatamente o diretório raiz da instalação de seu magento.
Nem precisaria dizer o que fazer, mas como sei que têm programador que vai pro trabalho de porre, ou que gosta de ficar codando de madrugada com aquele sono, vou dizer que mude o valor desses campos para o endereço da nova pasta raíz de sua instalação.
Após mudar no banco de dados, apague todo o conteúdo da pasta "var/cache" e rode o magento.


Uma outra maneira de fazer isso é meio sacana.
Você vai até a pasta "app/etc" e muda o nome do arquivo "local.xml" para "local.xml.bkp" ( ou apague de vez o arquivo, o local.xml.bkp" é só por precaução ).
Agora, rode o seu magento. Ele vai entrar na tela de instalação. Siga a instalação normalmente ( mas mantendo o mesmo banco de dados e o mesmo prefixo das tabelas do magento ).
Ao final, os dados sobre o endereço da pasta nova vão estar atualizados.

Se deu tudo certo, volte ao serviço. Até a próxima.



Referências:

CEREBRUM: Mudando manualmente o base URL do Magento


Comentários